sexta-feira, 10 de julho de 2009

Atividade 1.5 - Conhecendo uma experiência

FICHAMENTO/CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA

1) Dados

a) Escola:

Nome: Escola Estadual “Carlos Hugueney”

Cidade: Alto Araguaia

Estado: MT CEP 78780000

b) Educador (a):

Nome: Cirlei Torres de Rezende

Disciplina: Língua Portuguesa

Série: 7º ano

ATIVIDADE: Desenvolvendo habilidades de leitura e escrita

1) Leitura do poema: Quem sabe um dia de Mario quintana

2) Relação com o currículo formal (PCNs):

Língua portuguesa

3) Tecnologia usada: DVD

Vídeo e aparelho de som

4) Materiais necessários:

• Televisão e aparelho de DVD

5) Objetivos:

1) Comparar e perceber semelhanças e diferenças entre diversos gêneros textuais ou discursivos;

2) Reconhecer propriedades de textos ou gêneros que estão se constituindo, como o correio eletrônico e os textos digitalizados;

3) Desenvolver critérios para selecionar gêneros discursivos relevantes para a comunicação;

4) Utilizar diversos gêneros discursivos de forma eficiente e apropriada.

6) Procedimento:

1) Realizar um levantamento dos gêneros textuais conhecidos e utilizados pelos alunos. Por meio de perguntas e estímulos, o professor propõe e sugere diferentes tipos de gêneros discursivos, fazendo com que a classe note o contexto de uso de cada um desses gêneros;

2) O professor propõe um gênero discursivo (uma nota fiscal, uma notícia ou um conto, por exemplo) para análise. Os alunos devem mencionar as características daquele gênero (por exemplo, se já fizeram uso dessa modalidade de texto, se ela é objetiva ou subjetiva, a que leitor esse tipo de texto se destina, qual seu grau de complexidade e assim por diante);

3) Em duplas, comparar textos jornalísticos com textos literários, a fim de estabelecer semelhanças e diferenças entre eles;

4) Trabalho com equipes de três a cinco alunos. Cada uma das equipes deve redigir, coletivamente, um texto simples como bilhete, carta, telegrama ou lista de supermercado. Posteriormente, um dos membros da equipe apresentará o texto para classe e discorrerá sobre suas características;

5) Produção de um texto individual curto, relatando a experiência pessoal do aluno com o correio eletrônico.



Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial