terça-feira, 27 de outubro de 2009

Atividade 4.6/B - Currículo desenvolvido na ação


Foi muito pertinente abordar sobre a gripe suína, por estar na mídia e todos com um sentimento de medo, pavor de uma pandemia, vai servir de tranqüilizador, na sala de aula poderemos informar e também sossegar os alunos para que eles possam levar as informações aos familiares.

Uma das atitudes e procedimentos mobilizados e aprendidos pelos alunos foi as relações que os alunos fizeram entre doença e contaminação. No caso da gripe A, evitar o contato com pessoas infectadas e lavar bem as mãos são boas maneiras de escapar da doença. Ao espirrar ou tossir, uma pessoa espalha no ambiente milhar de gotículas de saliva e cada uma delas pode conter muitos vírus Influenza, causadores da gripe. Algumas dessas gotículas podem contaminar uma pessoa saudável ao serem levadas pelo ar para as vias respiratórias. Caso considere importante, construa com os alunos pequenos cartazes para socializar e divulgar com os demais alunos da escola os conhecimentos trabalhados nesta aula como: o que são doenças contagiosas, as formas de contágio e como se prevenir.

Alem dos recursos que foram utilizados questionários, mural, jornais, livros, revistas, cd, som, TV, vídeo, filmes, computadorPower Point, data show. Surgiu por parte dos alunos a confecção de panfletos individual ou em dupla para serem distribuídos na comunidade e na própria escola. Avalie os panfletos. No material confeccionado pelos alunos foi importante que apareçam os conteúdos trabalhados nas aulas.

  • Qual é o significado do termo "gripe suína” e o histórico da doença no Brasil e no mundo?
  • Qual é a forma de transmissão?
  • Quais são os principais sintomas indicativos de que a pessoa está com a gripe Influenza A?
  • Quais são as principais ações que devem ser tomadas para se evitar a doença?

    Marcadores:

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Página inicial