terça-feira, 27 de outubro de 2009

Atividade 4.3 - PROJETO


RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


Neste projeto propomos a inserção do uso do laboratório de informática como uma ferramenta auxiliar no ensino de matemática através do uso de planilha eletrônica, visando despertar o interesse dos alunos pela matemática através do uso do computador.

Abordamos alguns conteúdos curriculares do 2º segmento Fase I, como: operações aritméticas, porcentagem, média, interpretação de gráficos, ordenamento de dados, numeração decimal.

Os alunos em um primeiro instante sentiram-se perdidos e muitos achavam que não iriam dar conta de aprender. No entanto, com o desenvolvimento do projeto eles já aprenderam bem a utilizar os principais comandos da planilha eletrônica e esperam entusiasmados os dias de aula no laboratório.

Neste projeto está envolvida apenas a disciplina de matemática. Como a planilha eletrônica é um recurso utilizado para cálculo e visualização gráfica teve grande utilidade nos conteúdos dessa Fase.

As atividades ficaram mais dinâmicas e os alunos conseguiram visualizar os resultados de suas análises graficamente. Por exemplo, ensinamos os alunos a fazer uma planilha de gastos, cada um trouxe uma lista com seus principais gastos mensal (mercado, luz, água, etc), construíram uma tabela com os mesmos, somaram, acharam as porcentagens de seus salários que ia para cada fim e visualizaram o gráfico de setores de seus gastos.




Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial